Mato Grosso, Ter�a-Feira, 14 de Maio de 2024     
Novo Portal
Unemat participa de Assembléia Popular dos Povos Chiquitanos em Porto Esperidião
Unemat participa de Assembléia Popular dos Povos Chiquitanos em Porto Esperidião
25/04/2007 13:13:48
por Coordenadoria de Comunicação Social

A Universidade do Estado de Mato Grosso, por meio do Núcleo de Estudos Caribenhos e Latinos (NECALCA) participou no último final de semana da 2ª Assembléia Popular de Afirmação dos Povos Chiquitanos que aconteceu em Porto Esperidião. O evento foi promovido pelo Centro de Direitos Humanos com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e de diversas entidades civis, ONG´s e órgãos públicos.

O professor mestre João Ivo Puhl, do Departamento de História, lembra que a Unemat participou das discussões e das mesas redondas que visam desenvolver ações junto aos chiquitanos como forma de valorizar a cultura e ainda agilizar os processos de demarcação de território, em especial a regularização fundiária da comunidade de Vila Nova Barbecho, que vive um conflito entre os índios chiquitanos e fazendeiros, no município de Porto Esperidião. Também participaram da assembléia acadêmicos e bolsistas da Unemat.

O encontro reuniu cerca de 200 pessoas, a maioria de chiquitanos oriundos dos municípios de Cuiabá, Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade e de Porto Esperidião, além de membros de ONG´s, órgãos públicos, e sociedade civil como igreja, centro de direitos humanos, entre outros.

O professor da Unemat lembra que a universidade desenvolve trabalho de extensão e também de pesquisa junto à comunidade chiquitana. O projeto de pesquisa “Fronteira Contemporânea” envolve professores e acadêmicos num trabalho que vai estudar os chiquitanos, os povos de fronteira Brasil/Bolívia, a linguagem e também os impactos das transformações agropecuárias nas comunidades tradicionais.

Entre as ações práticas decididas na Assembléia Popular está a participação e a realização do Encontro Estadual de Mulheres Indígenas de Mato Grosso, na aldeia chiquitana do Portal Encantado, em Porto Esperidião, em junho deste ano, a realização de novos seminários para discutir as problemáticas a fim de propor políticas públicas que assegurem o desenvolvimento de políticas culturais dos chiquitanos.

Lygia Lima – Coordenadoria de Comunicação da Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24687 | Impressões: 140315
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada